Segurança da informação: o que é e como estruturar esse serviço?

Entender a importância da segurança da informação nas empresas, é o primeiro passo para estruturar ações de proteção. Saiba tudo sobre esse assunto, neste conteúdo.

A segurança da informação é, atualmente, um dos assuntos mais importantes no contexto corporativo. Afinal, garantir a integridade dos dados, em plena era digital, é primordial para proteger informações sensíveis e manter a confiança de clientes e prospect. Saiba mais detalhes sobre esse tema!

Você já parou para pensar na quantidade de informações que circulam pela sua empresa diariamente? Seja por meio de um fechamento de contrato, de uma venda on-line, de algum comunicado interno… Enfim, o fato é que diversos dados, muitos deles sensíveis e sigilosos, transitam por diferentes áreas a todo instante. 

Por isso, ter um programa de segurança da informação robusto e confiável, abrangendo pessoas, processos e tecnologias, é indispensável para evitar possíveis vazamentos de dados, acessos não autorizados e danos relacionados à integridade e imagem da organização.

Ao longo deste conteúdo, você vai entender mais sobre esse assunto e conferir dicas para estruturar esse tipo de serviço na sua empresa. Acompanhe!

O que é segurança da informação?

A segurança da informação é o conjunto de práticas e ações que tem como objetivo assegurar a proteção de dados, sejam eles físicos ou digitais. A ideia é impedir que eles sejam acessados, modificados ou destruídos por pessoas não autorizadas.

Sendo assim, pode-se dizer que a sua principal função é garantir a confiabilidade, integridade e disponibilidade das informações dentro de uma empresa.

Essas medidas de proteção envolvem a definição de processos que vão muito além da adoção de tecnologia. Para que ela seja de fato eficaz, é necessário realizar treinamentos internos e estabelecer políticas de conscientização sobre gerenciamento de riscos, procedimentos operacionais, controle de permissões e muito mais. Ao longo deste conteúdo, vamos trazer mais detalhes sobre isso. 

Agora, o que acha de conhecer os pilares que servem de guia para construção das  operações de segurança da informação?

Quais os pilares da segurança da informação?

A segurança da informação trabalha com base em 5 princípios, que servem de parâmetro para criação das ações de proteção de dados. Saiba quais são eles, logo abaixo!

1- Confidencialidade

Assegura que as informações estejam acessíveis apenas para pessoas autorizadas. Isso evita o acesso indevido a determinados arquivos e setores.

2- Integridade

Garante que as informações estejam precisas e completas. Por meio deste pilar, são traçadas ações que impedem alterações incorretas em documentos, arquivos etc.

3- Disponibilidade

Assegura que os dados e sistemas fiquem disponíveis sempre que necessário. E que possam ser acessados por qualquer pessoa autorizada. Ou seja, trata-se de um pilar que certifica que as informações estejam sempre acessíveis. 

4- Autenticidade

Verifica a identidade dos usuários e a origem das informações para garantir que sejam genuínas. Validando que dispositivos ou sistemas são realmente quem afirmam ser. Evitando, assim, acessos não autorizados e fraudes.

5- Não repúdio

Visa garantir a origem das informações. Ou seja, quem foram os autores de determinada comunicação ou transação,  mantendo as evidências necessárias para que as partes envolvidas não possam negar, posteriormente, suas ações.

A partir dos pilares descritos acima, são adotadas medidas de segurança específicas contra potenciais riscos, como implementação de antivírus em computadores da empresa, sistemas de controle de acesso etc.  

Vale ressaltar que essas ações variam de acordo com cada tipo de negócio. Por isso, é tão importante ter profissionais qualificados para identificar os meios de proteção mais adequados. Afinal, procedimentos inadequados podem deixar a empresa exposta a ameaças.

Veja, agora, os principais problemas que podem ocorrer, caso a empresa possua um sistema de segurança falho. 

Quais os principais riscos da falta de segurança da informação?

A falta de segurança da informação pode acarretar em sérios problemas para a  empresa. Listamos alguns deles. Confira!

Roubo de dados

Acessos não autorizados ao banco de dados podem contribuir para o vazamento de informações de clientes, fornecedores etc; violando assim a privacidade e gerando uma quebra de confiança na empresa.

Perda de receita

Um sistema falho, pode dar espaço para ataques cibernéticos e provocar consequências financeiras graves. Afinal, as contas da empresa podem ser hackeadas. 

Redução da produtividade

Sem ter um programa de segurança da informação, qualquer ambiente fica vulnerável e pode ser violado. Isso tende a prejudicar o funcionamento das operações e provocar perda na produtividade.

Queda na reputação

A violação de dados compromete a confiança dos clientes, parceiros e investidores. Com isso, a imagem da organização fica comprometida. O que prejudica, e muito, a reputação da empresa no mercado.

Problemas com a legislação

A não conformidade e o não cumprimento de normas de segurança, como a LGPD, podem acarretar problemas com a justiça e gerar multas. Além de perda de negócios! Afinal, seus clientes também se preocupam com a maneira como a sua empresa lida com os dados deles.

Esses foram, apenas, alguns exemplos dos vários problemas que podem acontecer, caso não haja um programa de segurança da informação bem estruturado.

Mas, separamos algumas dicas para ajudar você a evitar essas situações. Saiba como se proteger, no próximo tópico. 

Como garantir a segurança da informação na sua empresa?

Separamos algumas dicas para ajudar você a implementar medidas de segurança na sua organização. Confira!

Estabeleça Políticas de Segurança

Antes de tudo, é importante investir no planejamento interno da empresa. Por isso, estabelecer uma Política de Segurança da Informação é primordial. Esse documento servirá para conduzir as condutas de todos os profissionais da organização, com relação ao manuseio dos dados físicos e digitais. 

Sendo assim, ele deverá contemplar as práticas relacionadas às tecnologias e equipamentos utilizados, bem como as sanções aplicadas em caso de descumprimento das regras. Essas diretrizes irão contribuir para um gerenciamento mais eficaz. Além disso, a Política deve ser desenhada especificamente para estar aderente aos desafios enfrentados pelo seu negócio.

Tenha uma gestão de riscos

Na era digital, os ataques cibernéticos são comuns de acontecerem. Por isso, é fundamental ter um plano de ação para identificar, avaliar e mitigar esses e qualquer outro tipo de risco relacionado à segurança da informação na empresa.

Ao ter uma gestão de riscos eficiente, é possível implementar controles e medidas para reduzir a probabilidade ou o impacto dos riscos, e garantir o pleno funcionamento dos negócios.

Faça controle de acessos

Outra maneira de otimizar a segurança da informação é implementando controles a fim de assegurar que, apenas, pessoas autorizadas tenham acessos a documentos, sistemas e locais específicos.

É possível fazer isso de várias formas, tais como: atribuindo permissões personalizados para determinados cargos, criando cartões de acesso para salas e data centers, entre outros. 

Não esqueça dos backups

O backup, nada mais é do que uma cópia de segurança. Ao realizá-lo de forma periódica, a sua empresa garante o armazenamento seguros de documentos, fotos, vídeos etc; e evita a perda dos mesmos, caso ocorra algum imprevisto. 

Além disso, o backup em nuvem é uma ótima medida de proteção contra roubos de equipamentos, por exemplo. Afinal, se por um acaso algum aparelho da sua empresa vier a ser furtado, os dados contidos ali, estarão salvos. Portanto, não deixe de realizar essa ação, ok?

Estabeleça treinamentos internos

Como foi dito no início desse blog post, investir em treinamentos internos contínuos, é fundamental. Afinal, a sua equipe deve ter consciência da importância de proteger e cuidar dos dados na era digital.

Sendo assim, faça campanhas sobre esse assunto, promova palestras, ofereça cursos sobre segurança cibernética etc.

Invista em recursos tecnológicos

No mais, tenha a tecnologia como aliada nesse processo. Busque por bons softwares de segurança da informação, sistemas de detecção e prevenção de intrusões, antivírus e firewall, ferramentas de criptografia e autenticação e muito mais!

Mantenha-se atualizado com as tendências do mercado e busque por empresas especializadas, sempre que necessário. 

Dicas extras 🌟

Confira as dicas extras que separamos!

  1. Atualizações Regulares: mantenha todos os sistemas e software sempre atualizados.
  2. Senhas Fortes: utilize senhas complexas e mude-as periodicamente.
  3. Monitoramento Contínuo: utilize ferramentas de monitoramento para detectar atividades suspeitas.
  4. Testes de Vulnerabilidade: realize regularmente testes de penetração e avaliações de segurança.

Enfim, no conteúdo de hoje, você pôde aprender um pouco mais sobre o universo da segurança da informação. Agora, chegou a hora de aplicar cada ação que mencionamos acima, na sua empresa.

Caso você queira ajuda para iniciar um projeto de segurança, conte conosco. Aqui na Secular, você encontra diversos tipos de serviços relacionados a esse tema. Temos desde consultoria especializada até os melhores softwares e hardwares do mercado.

ESCRITO POR

Raíza Halfeld

Compartilhe